domingo, 17 de janeiro de 2016

Let's go to the movies? (parte 2)

Olá pessoas e pessoas! Lamento imenso a minha ausência, mas admito, não tenho tido paciência, nem tempo para o blog. Arranjei trabalho (thank God!) que me tem ocupado imenso tempo, não que me esteja a queixar, mas tempo para mim é pouco, e raramente pego no computador sequer. I promise, vou tentar mudar isso, pois quero dár algum tipo de continuidade ao blog.

Bem, now that that's out of the way, vamos ao que interessa, sim?
(De novo, não haverá um rank ^^)

-The Exorcist (O Exorcista)

O Exorcista é um filme de terror-drama sobrenatural  Americano de 1973 realizado por William Friedkin, adaptado por William Peter Blatty apartir do seu livro de 1971, com o mesmo nome. O livro, inspirado pelo exorcismo de Roland Doe, lida com a possessão demoníaca de uma menina de 12 anos e as tentativas da sua mãe para recuperar a sua filha através de um exorcísmo realizado por dois padres. A adaptação é relativamente fiel ao livro, que por si só foi um sucesso comercial.


It's an oldie but a goldie nonetheless! 
É um filme antigo mas a história é muito boa, os efeitos são fantásticos para a época, e ainda consegue ser assustador hoje em dia, coisa que não pode ser dita de vários filmes da época. Há também a componente que várias coisas for do comum aconteceram durante as filmagens, como por exemplo a jovem atriz Linda Blair, que interpreta a vítima da possessão, Regan, ter fraturado algumas costelas durante uma cena, que não vou revelar qual foi para não ser uma spoiler! (hihi)



-The Blair Witch Project ( O Projecto Blair Witch)

O Projecto Blair Witch é um filme "found footage" de 1999 escrito, realizado e editado por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez e produzido pela Haxan Films. O filme relata a história de três estudantes de cinema (Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard) que desapareceram enquanto caminhavam por Black Hills perto de Burkittsville, Maryland em 1994 para filmar um documentário acerca de uma lenda local conhecida como Blair Witch (Bruxa de Blair). É dito ao público que os três nunca mais são vistos de novo, apesar de o equipamento de video e som que lhes pertencia (tal como a maioria das filmagens realizadas por eles) ter sido encontrado um ano depois e que as filmagens "encontradas" serem o que o público está a visualizar.


Ainda me lembro quando este filme saiu, mostrava nas notícias o desaparecimento de três jovens enquanto filmavam um documentário na America. na altura tinha eu nove anos, e acreditei que a notícia era verdadeira, na minha inocência. Os filmes "found footage" não existiam até então, e vamos admitir que a táctica de marketing foi genial para a época. É um filme genial, no sentido em que o "bicho mau" nunca é explícitamente exposto. Apenas há sinais, pistas, mas nunca vemos a dita bruxa. O filme assustou-me na altura. Na minha opinião há filmes melhores dentro da categoria, mas infelizmente, o género está saturado agora. O que não faltam são filmes supostamente encontrados, que já não enganam nem uma criança de 5 anos. Dito isto, adoro o filme devido a ser um dos filmes da minha infância, e de ser um pioneiro na sua área. Aconselho a quem não está já saturado do género "found footage".



-Shining (O Iluminado)

The Shining é um filme de terror psicológico anglo-americano de 1980 produzido e realizado por Stanley Kubrick co-escrito por Diane Johnson, com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd e Scatman Crothers. O filme é baseado no livro de 1977 de Stephen King, The Shining, apesar de o livro e o filme se diferenciarem em maneiras significativas. 

No filme, Jack Torrance, um escritor e alcoólico em recuperação, aceita um trabalho como um contínuo fora de época no isolado Overlook Hotel. O seu jovem filho tem habilidades psiquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, tal como fantasmas que habitam o hotel. Algum tempo após se instalarem no hotel, a família fica presa no hotel devido a uma tempestade de neve, e Jack é gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural, enlouquece, e tenta assassinar a sua esposa e filho.


Já vi o filme (Duh!) e li o livro e realmente á diferenças entre os dois, mas não posso dizer que o filme é mau. É um filme que adoro, é arrepiante e tem momentos que me deixaram com os olhos esbugalhados! É acima de tudo em thriller psicológico obviamente, mas tem imagens bem chocantes, e momentos que deixam a cabeça em papa. Recomendo imenso, principalmente a quem aprecia os filmes de Stanley Kubrick.



Aqui fica a mais recente lista dos meus filmes favoritos e espero que tenha dado algumas ideias de filmes para verem!

Espero que tenham gostado do post e de novo, peço desculpa pela ausência!

Beijocas misses and misters!

0 comentários:

Enviar um comentário